Que tipo de dados posso receber dos DNA Matches?

Com DNA Matching, você pode obter os resultados genéticos para duas pessoas que fizeram um teste de DNA autossômico, e as informações genealógicas disponíveis em cada um deles.

Um DNA Match entre duas pessoas pode indicar que elas são realmente parentes, ou que elas compartilham a mesma origem étnica ou regional. Por isso, é importante considerar quaisquer informações genealógica disponíveis (no caso, por exemplo, quando o indivíduo da correspondência tem uma árvore genealógica).

Para cada correspondência DNA, você verá três parâmetros genéticos diferentes que lhe permitem comparar correspondências cujos resultados sejam parecidos:

DNA Compartilhados mostra-lhe a percentagem de DNA que se sobrepõe entre si e outra pessoa. Entre parêntesis, você pode ver o comprimento do total de DNA compartilhado em centiMorgans (cM) — como metros ou milhas, esta é a unidade que descreve o comprimento dos segmentos de DNA. Sabendo quanto DNA compartilhado você e o seu correspondente têm em comum é a forma mais fácil de obter um consenso de quão próximo é o parentesco que provavelmente terá. Por exemplo, os irmãos compartilham uma média de 50% do seu DNA, e a percentagem diminui à medida que o parentesco se vai distanciando.

Segmentos Compartilhados: Um segmento é uma peça da sua sequência de DNA. Você e seu DNA Match compartilham um certo número desses segmentos, e alguns deles são mais compridos do que outros. O seu DNA total compartilhado com outra pessoa pode ser feito de muitos pequenos segmentos, alguns grandes segmentos, ou algumas combinações de ambos.

Maior segmento: Entre os segmentos compartilhados de diferentes tamanhos, o comprimento do segmento mais longo que você e outra pessoa tenham em comum pode ajudar a identificar a probabilidade de parentesco consigo. Quanto mais comprido for o segmento, maiores são as probabilidades de você estar relacionado. Olhando para o comprimento do maior segmento é também o modo mais fácil de ver a diferença entre um número de correspondências que todas mostram o mesmo parentesco possível.

O relacionamento possível é calculado com base nos resultados genéticos que lhe são apresentados. Embora várias correspondências podem aparecer para descrever a mesma relação (por exemplo primo de quarto ou quinto grau), eles podem, de fato, ser diferentes um do outro com base em outros parâmetros. Portanto, é recomendável que você revise todos os parâmetros para o entendimento mais preciso de cada DNA Match. A partir disso, você pode rever quaisquer informações genealógicas disponíveis, e entrar em contato com o indivíduo correspondente.